Curso de Primeiros Socorros

Carregar Eventos

« All Eventos

  • Este evento já decorreu.

Curso de Primeiros Socorros

Dezembro 16 @ 10:00 am

Curso de Primeiros Socorros.
Porque a primeira intervenção pode salvar vidas!
A grande maioria das situações de acidentes poderia ser evitada; porém, quando elas ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas.
De acordo com a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, define-se os primeiros socorros como a prestação e assistência médica imediata a uma pessoa ou uma ferida até à chegada de ajuda profissional. Centra-se não só no dano físico ou de doença, mas também no atendimento inicial, incluindo o apoio psicológico para pessoas que sofrem emocionalmente devido a vivência ou testemunho de um evento traumático.
Diversas situações podem precisar de primeiros socorros. As situações mais comuns são atendimento de vítimas de acidentes automobilísticos, atropelamentos, incêndios, tumultos, afogamentos, catástrofes naturais, acidentes industriais, tiroteios ou atendimento de pessoas que passem mal: traição,apoplexia (ataque cardíaco), ataques epilépticos, convulsões, etc. Tão importante quanto os próprios primeiros socorros é providenciar o atendimento especializado. Ao informar as autoridades, deve-se ser direto e preciso sobre as condições da(s) vítima(s) e o local da ocorrência.
Objetivos do curso:
Habilitar os formandos com conhecimentos que lhes permitam prestar a primeira assistência, até à chegada dos meios de socorro.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1- SIEM
2- Chamada de emergência
3- Papel do socorrista
4- Exame à vítima
5- Posição lateral de segurança
6- Desobstrução da via aérea
7- AVC
8- Enfarte miocárdio
9- SBV
10- Riscos para o reanimador

Métodos:
Método expositivo e demonstrativo. Trabalho prático

Duração do curso: 4 Horas
Investimento: 30€
Horário: 10h as 14h

Para informações e ou inscrições:
Academia Génios Livres
Rua 31 de Janeiro, nº10
3810 192 Aveiro
www.genioslivres.pt
234 184 109 | 910 715 470
[email protected] | [email protected] |[email protected]

Formadora:
Filipa Morais
filipa
Para as empresas, mais que uma obrigação, uma imposição legal:

PRIMEIROS SOCORROS – obrigações LEGAIS
• A empresa ou estabelecimento, qualquer que seja a organização dos serviços de segurança e saúde no trabalho, deve ter uma estrutura interna que assegure as atividades de primeiros socorros, de combate a incêndios e de evacuação de trabalhadores em situações de perigo grave e iminente, designando os trabalhadores responsáveis por essas atividades.
• O empregador deve promover formação, em número suficiente, dos trabalhadores responsáveis pela aplicação das medidas de primeiros socorros, de combate a incêndios e de evacuação de trabalhadores, bem como facultar-lhes material adequado, tendo em conta a dimensão da empresa e os riscos existentes.
• O empregador deve dispor de um plano de ação, em cuja elaboração e execução devem participar as entidades competentes, com as medidas adequadas a aplicar em situação de acidente, incidente ou de emergência resultante da presença no local de trabalho de agentes químicos, físicos e biológicos suscetíveis de implicar riscos para o património genético e ambiental. Esse plano de ação deve incluir a realização periódica de exercícios de segurança e a disponibilização dos meios adequados de primeiros socorros.
• Em caso de acidente, incidente ou de emergência o empregador deve adotar imediatamente as medidas adequadas, informar os trabalhadores envolvidos e só permitir a presença na área afetada de trabalhadores indispensáveis à execução das reparações ou outras operações estritamente necessárias. Os trabalhadores autorizados a exercer temporariamente funções na área afetada devem utilizar vestuário de proteção, equipamento de proteção individual e equipamento e material de segurança específico adequados à situação.
• O empregador deve ainda instalar sistemas de alarme e outros sistemas de comunicação necessários para assinalar os riscos acrescidos para a saúde, de modo a permitir a adoção de medidas imediatas adequadas, incluindo operações de socorro, evacuação e salvamento.

 

A Lei n.º 102/2009, de 10 de Setembro, que regulamenta o regime jurídico da promoção e prevenção da segurança e da saúde no trabalho, estabelece que o empregador deve disponibilizar o material adequado de primeiros socorros, assim como assegurar a formação adequada dos trabalhadores, especialmente a formação permanente dos trabalhadores responsáveis pelas medidas de primeiros socorros no local de trabalho.
Este curso segue as orientações da Informação Técnica 03/2012 (4.ª Edição - Julho 2014) da Direção-Geral da Saúde - Formação em Emergência e Primeiros Socorros no local de trabalho - no que respeita à formação básica / geral.

Para informações e ou inscrições:
Inscreva-se já!
[email protected] | 234 184 109 | 910 715 470

Detalhes

Data:
Dezembro 16
Hora:
10:00 am - 2:00 pm
Evento Categoria:

Organizador

Génios Livres
Telefone:
+351 234 184 109
E-mail:
info@genioslivres.pt
Site:
genioslivres.pt

Local