Curso de Assistente de Logística

Loading Events

« All Events

Curso de Assistente de Logística

September 6 @ 7:00 pm

Curso de Assistente de Logística

Empregabilidade área de logística
A área da logística é um setor de atividade que se encontra em franco crescimento, pelo que as ofertas de emprego são diversas e nas mais diferentes áreas, desde a distribuição, armazenagem, transporte, entre outras.

Funções de um Assistente de Logística
O Assistente de Logística é o profissional responsável por colaborar com o planeamento dos espaços e da distribuição de mercadorias, prestando informações necessárias à tomada de decisão sobre operações logísticas.
Um Assistente de Logística desenvolve atividades ligadas aos recursos materiais, financeiros e pessoais de uma empresa.
O Assistente de Logística é o profissional que, de forma autónoma ou integrado numa equipa, colabora no controlo operacional das diferentes atividades que compõem a operação logística, promovendo a sua melhoria contínua, com o objetivo de atingir níveis de serviço mais elevados.

 

Curso Curso Assistente de Logística
Área de Formação Comércio
Destinatários - Quadros médios que coordenam atividades logísticas (gestores de logística e de transportes);

- Licenciados com interesse na área;

- Profissionais de diferentes áreas com interesse pela matéria

- A todos aqueles que pretendam iniciação/atualização na área de logística

Pré-requisitos 9º Ano até ao Doutoramento
Duração 125h + 180h Estágio
Objetivos Gerais O Curso Técnico de Logística pretende dotar os profissionais e empresas do setor de um conjunto de competências e conhecimentos para o domínio estratégico e operacional da área da Logística.
Objetivos Específicos Definir a logística e os conceitos básicos.

Enumerar os diferentes tipos de processos logísticos, o seu planeamento e as novas tecnologias associadas.

Referir as boas práticas existentes na logística.

Descrever as funções do técnico de logística.

 

Identificar os princípios da gestão de stocks, sua avaliação e controlo.

Identificar os principais indicadores de gestão de stocks.

Utilizar os principais instrumentos de controlo da gestão de stocks.

Efetuar a gestão interna de stock com vista á otimização dos espaço, custo e tempo.

Identificar e analisar os custos associados à gestão de stocks.

Implementar ações corretivas na gestão de stocks.

 

Identificar os principais agentes da logística Internacional e explicar o seu papel.

Enumerar os vários tipos de incoterms existentes.

Identificar os principais procedimentos aduaneiros.

Caraterizar as principais estruturas e veículos de suporte à logística internacional.

Identificar o nível de integração de uma cadeia logística;

Reconhecer vantagens e desvantagens da centralização.

 

Aplicar vocabulário específico da língua inglesa na atividade logística.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 Módulo 1: Logística - introdução

CÓDIGO DA UFCD: 8532

CARGA HORÁRIA: 25 horas

 

  1. Logística - introdução (baseado na UFCD – 8532) – 25h

Conceitos básicos de logística

Planeamento, implementação e controlo do fluxo e armazenamento de bens, serviços e informação

Âmbito de atuação desde o local de produção até ao local de consumo

Níveis de serviço

Inovação e componente tecnológica da atividade logística

Standards de produção e de embalagem

Técnicas e métodos de gestão de armazém

Relações da empresa com o mercado

Tipos de processos logísticos e seu planeamento

Receção

Aprovisionamento

Reaprovisionamento

Preparação de encomendas: PBS – Picking by Store ou Preparação com Stock; PBL – Picking by Line ou preparação sem stock, Preparação por lote, entre outros.

Carga e expedição

Logística Inversa

Outros

Principais tecnologias de apoio à unidade

EDI - Electronic Data Interchange

CRP - Continuous Replenishment Program

VMI - Vendor Management Inventory

ECR - Efficient Consumer Response

CPFR - Collaborative Planning Forecasting and Replenishment

Boas práticas na logística

Planeamento

Parcerias

Sistemas de aprovisionamento

Gestão ambiental

Distribuição centralizada

Entre outros

Funções do técnico de logística

Serviço ao cliente (customer service)

Objetivos

Elementos do customer service

Planeamento de fluxos e previsão da procura e tendências de evolução do mercado

O sistema de informação logístico

A previsão e a análise de tendências

Gestão de inventário

Gestão de encomendas e de stocks

de matérias e controlo das atividades de receção, manuseamento e expedição de matérias

Análise da quebra

Interface de comunicação entre os vários intervenientes da cadeia de abastecimento

Estreita colaboração entre as diferentes funções da empresa

Interface com o exterior - fornecedores e clientes

Elemento coordenador de esforços tendentes à maximização da eficiência do sistema

Gestão de equipas

Planeamento das necessidades de mão-de-obra

Recrutamento, acompanhamento, formação, coordenação e controlo e avaliação do desempenho

Formação, motivação de desenvolvimento profissional dos membros da equipa

Gestão da operação

Elaboração do plano de produção das áreas (mensal) no sentido de garantir o cumprimento do planeamento e níveis de serviço

Supervisão dos fluxos de operação da unidade

Coordenação e controlo da execução de procedimentos de melhoria contínua

 

  1. Cadeia de abastecimento - introdução (baseado na UFCD – 8142) – 25h

Enquadramento histórico

Na antiguidade

2ª Guerra Mundial/industrialização

Globalização

Atualidade

Intervenientes principais e seu posicionamento na cadeia de abastecimento

Produtores

Operadores logísticos

Distribuidores

Retalhistas

Tendências futuras

Crescimento dos meios urbanos

Envelhecimento da população

Crescimento da riqueza

Aumento da utilização das tecnologias pelos consumidores

Aumento do nível de serviço ao cliente

Crescente importância da saúde e do bem-estar

Preocupação crescente sobre sustentabilidade

Mudança das potências económicas mundiais

Escassez de recursos naturais

Aumento da pressão regulamentar

Rápida adoção das tecnologias de informação na cadeia de abastecimento

Impacto da geração futura nas tecnologias de informação

 

  1. Aprovisionamento, logística e gestão de stocks (baseado na UFCD – 7851) – 50h

 

 

  1. Língua inglesa - gestão de stocks e logística (baseado na UFCD – 0486) – 25h

Língua inglesa aplicada à atividade logística

Principais utilizações da língua inglesa

Catálogos, inscrições e etiquetas

Comunicações escritas com interlocutores

Documentos de transporte e de acompanhamento de mercadorias

Principais conceitos e termos

Na embalagem

No transporte

Na receção e manuseamento de mercadorias

 

 

  1. Prática em contexto de Trabalho/Trabalho final – 180h

Enquadramento no mercado de trabalho/ Reflexão final sobre as funções de um assistente de logística.

Modulo 5: Prática em contexto de Trabalho/Trabalho final

CARGA HORÁRIA: 180 horas

 

Carga Horária Total: 125h + 180h Estágio
Horário: Sábado das 9h as 15h
Investimento:
80€/mês durante 9 meses

5% de desconto em pagamento total no inicio do curso

Certificação
Os certificados serão emitidos diretamente através da plataforma SIGO, conforme a Portaria nº 474/2010. Só serão emitidos certificados para os formandos que não possuam faltas superiores a 10% da duração total do curso e quando os formandos conclua m o curso com aproveitamento, se aplicável.

Details

Date:
September 6
Time:
7:00 pm - 9:00 pm
Event Category:

Organizer

Génios Livres
Phone:
+351 234 184 109
Email:
info@genioslivres.pt
Website:
genioslivres.pt

Venue

Instalações Génios Livres
Rua 31 de Janeiro
Aveiro, 3810-192 Portugal
+ Google Map
Phone:
+351 234 184 109
Website:
genioslivres.pt