Curso de Assistente de Logística
Curso de Assistente de Logística
January 18, 2025 @ 9:00 am
Curso de Assistente de Logística
Empregabilidade área de logística
A área da logística é um setor de atividade que se encontra em franco crescimento, pelo que as ofertas de emprego são diversas e nas mais diferentes áreas, desde a distribuição, armazenagem, transporte, entre outras.
Funções de um Assistente de Logística
O Assistente de Logística é o profissional responsável por colaborar com o planeamento dos espaços e da distribuição de mercadorias, prestando informações necessárias à tomada de decisão sobre operações logísticas.
Um Assistente de Logística desenvolve atividades ligadas aos recursos materiais, financeiros e pessoais de uma empresa.
O Assistente de Logística é o profissional que, de forma autónoma ou integrado numa equipa, colabora no controlo operacional das diferentes atividades que compõem a operação logística, promovendo a sua melhoria contínua, com o objetivo de atingir níveis de serviço mais elevados.
Curso | Curso Assistente de Logística |
Área de Formação | Comércio |
Destinatários | - Quadros médios que coordenam atividades logísticas (gestores de logística e de transportes);
- Licenciados com interesse na área; - Profissionais de diferentes áreas com interesse pela matéria - A todos aqueles que pretendam iniciação/atualização na área de logística |
Pré-requisitos | 9º Ano até ao Doutoramento |
Duração | 125h + 180h Estágio |
Objetivos Gerais | O Curso Técnico de Logística pretende dotar os profissionais e empresas do setor de um conjunto de competências e conhecimentos para o domínio estratégico e operacional da área da Logística. |
Objetivos Específicos | Definir a logística e os conceitos básicos.
Enumerar os diferentes tipos de processos logísticos, o seu planeamento e as novas tecnologias associadas. Referir as boas práticas existentes na logística. Descrever as funções do técnico de logística.
Identificar os princípios da gestão de stocks, sua avaliação e controlo. Identificar os principais indicadores de gestão de stocks. Utilizar os principais instrumentos de controlo da gestão de stocks. Efetuar a gestão interna de stock com vista á otimização dos espaço, custo e tempo. Identificar e analisar os custos associados à gestão de stocks. Implementar ações corretivas na gestão de stocks.
Identificar os principais agentes da logística Internacional e explicar o seu papel. Enumerar os vários tipos de incoterms existentes. Identificar os principais procedimentos aduaneiros. Caraterizar as principais estruturas e veículos de suporte à logística internacional. Identificar o nível de integração de uma cadeia logística; Reconhecer vantagens e desvantagens da centralização.
Aplicar vocabulário específico da língua inglesa na atividade logística. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Módulo 1: Logística - introdução
CÓDIGO DA UFCD: 8532
CARGA HORÁRIA: 25 horas
Conceitos básicos de logística
Planeamento, implementação e controlo do fluxo e armazenamento de bens, serviços e informação
Âmbito de atuação desde o local de produção até ao local de consumo
Níveis de serviço
Inovação e componente tecnológica da atividade logística
Standards de produção e de embalagem
Técnicas e métodos de gestão de armazém
Relações da empresa com o mercado
Tipos de processos logísticos e seu planeamento
Receção
Aprovisionamento
Reaprovisionamento
Preparação de encomendas: PBS – Picking by Store ou Preparação com Stock; PBL – Picking by Line ou preparação sem stock, Preparação por lote, entre outros.
Carga e expedição
Logística Inversa
Outros
Principais tecnologias de apoio à unidade
EDI - Electronic Data Interchange
CRP - Continuous Replenishment Program
VMI - Vendor Management Inventory
ECR - Efficient Consumer Response
CPFR - Collaborative Planning Forecasting and Replenishment
Boas práticas na logística
Planeamento
Parcerias
Sistemas de aprovisionamento
Gestão ambiental
Distribuição centralizada
Entre outros
Funções do técnico de logística
Serviço ao cliente (customer service)
Objetivos
Elementos do customer service
Planeamento de fluxos e previsão da procura e tendências de evolução do mercado
O sistema de informação logístico
A previsão e a análise de tendências
Gestão de inventário
Gestão de encomendas e de stocks
de matérias e controlo das atividades de receção, manuseamento e expedição de matérias
Análise da quebra
Interface de comunicação entre os vários intervenientes da cadeia de abastecimento
Estreita colaboração entre as diferentes funções da empresa
Interface com o exterior - fornecedores e clientes
Elemento coordenador de esforços tendentes à maximização da eficiência do sistema
Gestão de equipas
Planeamento das necessidades de mão-de-obra
Recrutamento, acompanhamento, formação, coordenação e controlo e avaliação do desempenho
Formação, motivação de desenvolvimento profissional dos membros da equipa
Gestão da operação
Elaboração do plano de produção das áreas (mensal) no sentido de garantir o cumprimento do planeamento e níveis de serviço
Supervisão dos fluxos de operação da unidade
Coordenação e controlo da execução de procedimentos de melhoria contínua
Módulo 2: Gestão de stocks e indicadores
CÓDIGO DA UFCD: 8504
CARGA HORÁRIA: 50 horas
Princípios da gestão de stocks
Definição e objetivos de gestão de stocks
Possibilidade de satisfação das necessidades dos clientes
Garantia do correto abastecimento de todos os intervenientes, evitando excessos / insuficiência de produto
Minimização dos custos logísticos
Tipo de matérias a armazenar
Matérias-primas
Componentes e produtos em vias de fabrico
Consumíveis
Produtos finais
Determinantes do nível ótimo de stock
Níveis de procura e previsão de encomendas
Procura independente (aleatória)
Procura dependente (associada à produção de um bem principal)
Política de inventário da empresa
Nível de serviço pretendido
Catalogação
Objetivos
Conceitos
Técnicas de desenvolvimento
Métodos de identificação
Especificação detalhada
Avaliação e controlo de stocks
Instrumentos de controlo da gestão de stocks
Gestão física, Gestão económica, Gestão administrativa
Tipos de Stock:
Stocks de Segurança
Stock Cíclico
Stock em Trânsito
Custos associados:
Custo Aquisição
Custo Posse Stock
- Custo Encomenda/Aprovisionamento
Custo Rutura Stock
Análise ABC
Custos associados à gestão de stocks
Custo da colocação da encomenda
Custo da expedição da mercadoria
Custo da receção e do manuseamento da encomenda
Indicadores de stocks
Níveis de serviço
Nível de serviço dos fornecedores em valor e quantidade
Nível de serviço por fornecedor
Incumprimento de “linhas”
Incumprimento de quantidades
Incumprimento de encomenda
Avaliação de mercadorias não entregues a clientes
Incumprimento de “linhas”
Incumprimento de quantidades
Incumprimento de encomendas
Nível de stocks em armazém
“Dias de stock” geral
“Dias de stock” por produto
Peso relativo do stock médio (em valor) relativamente às vendas do ano
Incumprimento de quantidades
Definição de objetivos de níveis de stock, por referência, categoria ou total
Tempos de entrega
Tempos de entrega dos fornecedores
Tempos de entrega aos clientes
Potencial de melhoria dos tempos de entrega
Ações corretivas e produção de relatórios
Modulo3: Logística internacional
CÓDIGO DA UFCD: 8510
CARGA HORÁRIA: 25 horas
Enquadramento
Logística internacional
Principais agentes
Papel dos transportes na cadeia de abastecimento
Incoterms
O que são e sua classificação
Responsabilidades e seguro
Alfândegas e procedimentos aduaneiros
Estruturas e veículos de suporte à logística internacional
Transportes vs aplicabilidade
Rodoviário
Marítimo
Ferroviário
Aéreo
Outros sistemas de suporte
Fatores de decisão na escolha do meio de transporte
Cadeia de abastecimento internacional
Integração das CA Internacionais
Integração das CA da Europa
Como atuam os líderes Europeus da logística
Vantagens e desvantagens da centralização
Acordos de cooperação estratégica de médio/longo prazo entre Fornecedores – Produtores – Distribuidores
Tipos de relacionamento: confrontacional, transacional, iniciativas pontuais, integração/colaboração
Modelos de colaboração
VMI (Vendor Managed Inventory)
CRP (Continuous Replenishment Programmes)
SBO (Sales based ordering)
JIT (Just-in-time)
ECR (Efficient Customer Response)
CPFR (Colaborative Planning, Forecasting and Replenishment)
Modulo 4: Língua inglesa - gestão de stocks e logística
Criada em 2008-03-07
CÓDIGO DA UFCD: 0486
CARGA HORÁRIA: 25 horas
Conteúdos
Língua inglesa aplicada à atividade logística
Principais utilizações da língua inglesa
Catálogos, inscrições e etiquetas
Comunicações escritas com interlocutores
Documentos de transporte e de acompanhamento de mercadorias
Principais conceitos e termos
Na embalagem
No transporte
Na receção e manuseamento de mercadorias
Carga Horária Total: 125h + 180h Estágio
Horário: Sábados das 9h as 15h
Investimento:
80€/mês durante 9 meses
5% de desconto em inscrições conjuntas
5% de desconto em pagamento total no inicio do curso
Certificação
Os certificados serão emitidos diretamente através da plataforma SIGO, conforme a Portaria nº 474/2010. Só serão emitidos certificados para os formandos que não possuam faltas superiores a 10% da duração total do curso e quando os formandos conclua m o curso com aproveitamento, se aplicável.