Curso de Assistente de Logística

Curso de Assistente de Logística
September 6 @ 7:00 pm

Curso de Assistente de Logística
Empregabilidade área de logística
A área da logística é um setor de atividade que se encontra em franco crescimento, pelo que as ofertas de emprego são diversas e nas mais diferentes áreas, desde a distribuição, armazenagem, transporte, entre outras.
Funções de um Assistente de Logística
O Assistente de Logística é o profissional responsável por colaborar com o planeamento dos espaços e da distribuição de mercadorias, prestando informações necessárias à tomada de decisão sobre operações logísticas.
Um Assistente de Logística desenvolve atividades ligadas aos recursos materiais, financeiros e pessoais de uma empresa.
O Assistente de Logística é o profissional que, de forma autónoma ou integrado numa equipa, colabora no controlo operacional das diferentes atividades que compõem a operação logística, promovendo a sua melhoria contínua, com o objetivo de atingir níveis de serviço mais elevados.
Curso | Curso Assistente de Logística |
Área de Formação | Comércio |
Destinatários | - Quadros médios que coordenam atividades logísticas (gestores de logística e de transportes);
- Licenciados com interesse na área; - Profissionais de diferentes áreas com interesse pela matéria - A todos aqueles que pretendam iniciação/atualização na área de logística |
Pré-requisitos | 9º Ano até ao Doutoramento |
Duração | 125h + 180h Estágio |
Objetivos Gerais | O Curso Técnico de Logística pretende dotar os profissionais e empresas do setor de um conjunto de competências e conhecimentos para o domínio estratégico e operacional da área da Logística. |
Objetivos Específicos | Definir a logística e os conceitos básicos.
Enumerar os diferentes tipos de processos logísticos, o seu planeamento e as novas tecnologias associadas. Referir as boas práticas existentes na logística. Descrever as funções do técnico de logística.
Identificar os princípios da gestão de stocks, sua avaliação e controlo. Identificar os principais indicadores de gestão de stocks. Utilizar os principais instrumentos de controlo da gestão de stocks. Efetuar a gestão interna de stock com vista á otimização dos espaço, custo e tempo. Identificar e analisar os custos associados à gestão de stocks. Implementar ações corretivas na gestão de stocks.
Identificar os principais agentes da logística Internacional e explicar o seu papel. Enumerar os vários tipos de incoterms existentes. Identificar os principais procedimentos aduaneiros. Caraterizar as principais estruturas e veículos de suporte à logística internacional. Identificar o nível de integração de uma cadeia logística; Reconhecer vantagens e desvantagens da centralização.
Aplicar vocabulário específico da língua inglesa na atividade logística. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Módulo 1: Logística - introdução
CÓDIGO DA UFCD: 8532
CARGA HORÁRIA: 25 horas
- Logística - introdução (baseado na UFCD – 8532) – 25h
Conceitos básicos de logística
Planeamento, implementação e controlo do fluxo e armazenamento de bens, serviços e informação
Âmbito de atuação desde o local de produção até ao local de consumo
Níveis de serviço
Inovação e componente tecnológica da atividade logística
Standards de produção e de embalagem
Técnicas e métodos de gestão de armazém
Relações da empresa com o mercado
Tipos de processos logísticos e seu planeamento
Receção
Aprovisionamento
Reaprovisionamento
Preparação de encomendas: PBS – Picking by Store ou Preparação com Stock; PBL – Picking by Line ou preparação sem stock, Preparação por lote, entre outros.
Carga e expedição
Logística Inversa
Outros
Principais tecnologias de apoio à unidade
EDI - Electronic Data Interchange
CRP - Continuous Replenishment Program
VMI - Vendor Management Inventory
ECR - Efficient Consumer Response
CPFR - Collaborative Planning Forecasting and Replenishment
Boas práticas na logística
Planeamento
Parcerias
Sistemas de aprovisionamento
Gestão ambiental
Distribuição centralizada
Entre outros
Funções do técnico de logística
Serviço ao cliente (customer service)
Objetivos
Elementos do customer service
Planeamento de fluxos e previsão da procura e tendências de evolução do mercado
O sistema de informação logístico
A previsão e a análise de tendências
Gestão de inventário
Gestão de encomendas e de stocks
de matérias e controlo das atividades de receção, manuseamento e expedição de matérias
Análise da quebra
Interface de comunicação entre os vários intervenientes da cadeia de abastecimento
Estreita colaboração entre as diferentes funções da empresa
Interface com o exterior - fornecedores e clientes
Elemento coordenador de esforços tendentes à maximização da eficiência do sistema
Gestão de equipas
Planeamento das necessidades de mão-de-obra
Recrutamento, acompanhamento, formação, coordenação e controlo e avaliação do desempenho
Formação, motivação de desenvolvimento profissional dos membros da equipa
Gestão da operação
Elaboração do plano de produção das áreas (mensal) no sentido de garantir o cumprimento do planeamento e níveis de serviço
Supervisão dos fluxos de operação da unidade
Coordenação e controlo da execução de procedimentos de melhoria contínua
- Cadeia de abastecimento - introdução (baseado na UFCD – 8142) – 25h
Enquadramento histórico
Na antiguidade
2ª Guerra Mundial/industrialização
Globalização
Atualidade
Intervenientes principais e seu posicionamento na cadeia de abastecimento
Produtores
Operadores logísticos
Distribuidores
Retalhistas
Tendências futuras
Crescimento dos meios urbanos
Envelhecimento da população
Crescimento da riqueza
Aumento da utilização das tecnologias pelos consumidores
Aumento do nível de serviço ao cliente
Crescente importância da saúde e do bem-estar
Preocupação crescente sobre sustentabilidade
Mudança das potências económicas mundiais
Escassez de recursos naturais
Aumento da pressão regulamentar
Rápida adoção das tecnologias de informação na cadeia de abastecimento
Impacto da geração futura nas tecnologias de informação
- Aprovisionamento, logística e gestão de stocks (baseado na UFCD – 7851) – 50h
- Língua inglesa - gestão de stocks e logística (baseado na UFCD – 0486) – 25h
Língua inglesa aplicada à atividade logística
Principais utilizações da língua inglesa
Catálogos, inscrições e etiquetas
Comunicações escritas com interlocutores
Documentos de transporte e de acompanhamento de mercadorias
Principais conceitos e termos
Na embalagem
No transporte
Na receção e manuseamento de mercadorias
- Prática em contexto de Trabalho/Trabalho final – 180h
Enquadramento no mercado de trabalho/ Reflexão final sobre as funções de um assistente de logística.
Modulo 5: Prática em contexto de Trabalho/Trabalho final
CARGA HORÁRIA: 180 horas
Carga Horária Total: 125h + 180h Estágio
Horário: Sábado das 9h as 15h
Investimento:
80€/mês durante 9 meses
5% de desconto em pagamento total no inicio do curso
Certificação
Os certificados serão emitidos diretamente através da plataforma SIGO, conforme a Portaria nº 474/2010. Só serão emitidos certificados para os formandos que não possuam faltas superiores a 10% da duração total do curso e quando os formandos conclua m o curso com aproveitamento, se aplicável.