Curso de Higiene e segurança alimentar e sistema HACCP - Financiado

Carregar Eventos

« Todos os Eventos

Curso de Higiene e segurança alimentar e sistema HACCP – Financiado

Abril 21 @ 7:00 pm

Formação Financiada Para Ativos Empregados.

A crescente necessidade verificada no mercado, levou a Academia Génios Livres a promover mais uma acção do curso de Higiene E Segurança Alimentar E Sistema Haccp (Hazard Analysis Critical Control Points)

O HACCP - Hazard Analysis and Critical Control Points, que pode ser traduzido como Sistema de Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos, é uma metodologia reconhecida internacionalmente e utilizada pelas entidades do sector alimentar.

HA= Análise de perigos
CCP = Pontos Críticos de Controlo
HAZARD = Perigo

Quem tem de desenvolver o sistema HACCP ?
Todas as empresas do setor alimentar que se dediquem a qualquer fase da produção, transformação, armazenagem e/ou distribuição de géneros alimentícios.
Definição de empresa do setor alimentar: qualquer empresa, com ou sem fins lucrativos, pública ou privada, que se dedique a uma atividade relacionada com qualquer das fases da produção, transformação, armazenagem e/ou distribuição de géneros alimentícios. (cfr nº2 do artigo 3º do Regulamento nº 178/2002 de 28 de janeiro).

As empresas do sector alimentar encontram-se obrigadas pelo Regulamento (CE) n.º 852/2004 de 29 de Abril, a realizar um controlo das condições higiene em todas as circunstâncias em que ocorra manipulação de alimentos.
O curso fornece ao aluno as ferramentas necessárias para implementar e gerir sistemas de HACCP nas organizações, com a finalidade de evitar a contaminação dos alimentos e qualquer dano aos consumidores finais.

Além da obrigatoriedade legal, com a entrada em vigor dos Regulamentos relativos à Higiene dos Géneros Alimentícios, o Regulamento nº 852/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de Abril, em todas as empresas que preparem, fabriquem, transformem, embalem, transportem, distribuam, manipulem ou vendam alimentos a sua aplicação permitirá uma harmonização das condutas de segurança alimentar a nível europeu contribuindo para um aumento da segurança e da confiança do consumidor.

A implementação eficaz de um sistema de segurança alimentar Hazard Analysis Critical Control Points – HACCP - numa empresa implica o cumprimento prévio de alguns pré-requisitos de Higiene e Segurança Alimentar, incluindo os relativos à limpeza e desinfecção do pessoal, de utensílios/equipamentos e de instalações. Deste modo, são várias as áreas formativas desenvolvidas pela School House Aveiro que se enquadram nos pré-requisitos de Implementação e Controlo de Higiene e Segurança Alimentar.

Curso de Higiene e segurança alimentar e sistema HACCP (Hazard Analysis Critical Control Points)

Destinatários: Ativos empregados com habilitação comprovada igual ou superior ao 9.º ano (até Doutoramento).

Código: 2659
Carga Horária: 25 horas
Pontos de crédito: 2,25

Objetivos
Desenvolver boas práticas de higiene na produção e elaboração dos produtos naturais, num sistema preventivo de segurança alimentar, através da análise dos perigos e do controlo dos pontos críticos do processo.
Recursos Didáticos

Conteúdos
Noções de microbiologia dos alimentos
Introdução
Notas históricas
A microbiologia e a higiene alimentar
Influência dos microrganismos nos produtos alimentares
Os microrganismos - definição e acção
Alguns grupos de microrganismos de interesse na área alimentar – bactérias, fungos, vírus, parasitas
Factores Intrínsecos de desenvolvimento – pH, atividade da água, aW e tipo de alimento
Factores extrínsecos – temperatura, humidade relativa
Deterioração e conservação dos produtos alimentares
Bactérias agentes de toxinfecções alimentares - Clostridium botulinum, staphylococcus aureus, salmonella, clostridium perfringens
Noções de higiene
Conservação e armazenamento de géneros alimentícios
Noções de limpeza e desinfecção
Introdução à aplicação do APCPC (Análise de Perigos e Controlo dos Pontos Críticos)
Garantia da segurança alimentar (HACCP)
Introdução
Princípios e conceitos
Terminologia
Regulamentação
Etapas de aplicação do sistema
Estudos de casos

Horário: 2ª, 4ª e 6ª das 19h as 23h

Duração: 25h

Documentos necessários para inscrição:
a) Ficha de inscrição (modelo a disponibilizar pela CP), devidamente preenchida e assinada pelo formando;
b) Fotocópia do documento de identificação - frente e verso legível, se autorizado pelo formando. Caso não autorize, confirmar os dados na ficha de inscrição. Aspeto muito importante pois a emissão dos certificados depende da inserção completa e correta desta informação;
c) No caso de emigrantes estrangeiros: fotocópia do passaporte + visto de entrada ou título de residência válido;
d) Fotocópia do certificado de habilitações. No caso de estrangeiros: Certificado de habilitações com equivalência dada por entidade oficial portuguesa;
e) Comprovativo de situação de emprego/desemprego:
- Empregados: Declaração da entidade empregadora devidamente assinada e carimbada com a data de início de colaboração do/a formando/a e com o respetivo horário de trabalho ou recibo de vencimento relativo ao mês anterior
(anexar declaração com horário de trabalho) ao mês de início da ação de formação ou documento comprovativo de atividade aberta
- Desempregados: - Declaração do IEFP a atestar a situação de não DLD e duração de desemprego com data anterior à formação de no máximo 30 dias.
f) Documento comprovativo de identificação bancária (IBAN) onde se encontre identificado o nome do/a formando/a enquanto titular da conta (o documento a apresentar não pode ser o extrato do multibanco);

Esta formação está inserida do Catálogo Nacional De Qualificações, UFCD 2659 - Higiene e segurança alimentar e sistema HACCP (Hazard Analysis Critical Control Points)
Este curso é promovido em parceria com a Companhia Própria

Mais informações para:
info@genioslivres.pt
234 184 109
910715470
Rua 31 de Janeiro, nº10
3810-192 Aveiro
(Junto ao Teatro Aveirense)

Curso Fidelização de clientes – FORMAÇÃO FINANCIADA

Detalhes

Data:
Abril 21
Hora:
7:00 pm - 10:00 pm
Evento Categoria: