Curso de Segurança em Trabalhos em Altura

Loading Events

« All Events

Curso de Segurança em Trabalhos em Altura

April 20 @ 9:30 am

Curso de Segurança em Trabalhos em Altura

Enquadramento
O curso Trabalhos em Altura surge como resposta ao dever das empresas prestarem aos seus trabalhadores e seus representantes para a seguranc¸a, higiene e saúde no trabalho formacão adequada sobre os equipamentos de trabalho utilizados, conforme art.o 8o do Decreto-lei no 50/2005 de 25 de Fevereiro, assim como no art.o 36o, art.o 40.
A Directiva n.º 2001/45/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de Junho, alterou pela segunda vez a Directiva n.º 89/655/CEE, a qual regulamenta a utilização de equipamentos destinados à execução de trabalhos em altura, para proteger a segurança e saúde dos trabalhadores.

A execução de trabalhos em altura expõe os trabalhadores a riscos elevados, particularmente quedas, frequentemente com consequências graves para os sinistrados e que representam uma percentagem elevada de acidentes de trabalho.
As escadas, os andaimes e as cordas constituem os equipamentos habitualmente utilizados na execução de trabalhos temporários em altura. Segundo o decreto-lei 50/2005, a segurança no trabalho depende ainda de adequada formação dos trabalhadores que utilizam os referidos equipamentos, a qual constitui uma obrigação dos empregadores de acordo com o regime geral do Código do Trabalho

Também, segundo a Associação Portuguesa de Segurança (APSEI), “as quedas em altura constituem a causa mais comum de lesões e mortes na indústria da construção. Entre as principais causas de acidentes estão os andaimes ou plataformas sem guardas de segurança, ausência de um arnês de segurança corretamente colocado, telhados frágeis e escadas que não são adequadamente apoiadas, posicionadas e fixadas”.

DESTINATÁRIOS
Empregados ou desempregados adultos, maiores de 18 anos que desempenhem funções com andaimes e trabalhos em altura.

OBJETIVOS GERAIS

Dotar os formandos de conhecimentos para a prevenção de riscos relacionados com trabalhos em altura, tendo presente a seguinte legislação aplicável:
- Portaria nº 101/96, de 3 de Abril – Prescrições mínimas de segurança e saúde nos locais de trabalho dos estaleiros temporários ou móveis;
- Decreto-Lei nº 50/2005, de 25 de Fevereiro – Prescrições mínimas de segurança e de saúde dos trabalhadores na utilização dos equipamentos;
- Directiva n.º 2001/45/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de Junho

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
No final da ação de formação, os formandos deverão ter a capacidade de:
- Conhecer os critérios e normas a adoptar nos trabalhos em altura;
- Identificar os equipamentos de protecção individual e colectiva;
- Definir os procedimentos de segurança segundo o tipo de trabalho em altura.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Trabalhos em altura
Legislação, regulamentação, Diretivas e marca CE
Identificação e Seleção de EPIs e EPC’s Anti-Queda
EPI’s e EPC’s: Linhas de Vida Verticais e Horizontais
Uso, Manutenção e Inspeção de um EPI Anti-Queda
Escadas, escadotes e acesso a telhados e coberturas
Fatores e riscos de acidente nos Trabalhos em Altura

DURAÇÃO TOTAL:
8h
Horário: Sábado 9h as 17h
Investimento: 60€

Certificação
Os certificados serão emitidos diretamente através da plataforma SIGO, conforme a Portaria nº 474/2010. Só serão emitidos certificados para os formandos que concluam o curso com aproveitamento e que não possuam faltas superiores a 10% da duração total do curso.

Informações e Inscrições:
Academia Génios Livres
Rua 31 de Janeiro, nº10
3810-192 Aveiro
(Junto ao Teatro Aveirense)
234 184 109 | 910 715 470
[email protected] | [email protected]

 

Para inscrições, "clique" na imagem:

Details

Date:
April 20
Time:
9:30 am - 5:30 pm