Língua estrangeira - iniciação - francês

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Língua estrangeira – iniciação – francês

November 3, 2023 @ 7:00 pm

DESIGNAÇÃO DA UFCD: Língua estrangeira - iniciação - francês

CÓDIGO DA UFCD: CLC_LEI_2

CARGA HORÁRIA: 50 horas

PONTOS DE CRÉDITO: 4.5

Objetivos

  • Não é definida uma língua estrangeira em particular. A opção da Língua Estrangeira em concreto que operacionalizará este conjunto de competências de uso dependerá do perfil/necessidade de aprendizagem do adulto/formando, de acordo com a disponibilidade das entidades formadoras.
  • A presente elencagem de competências tem como referência a ocorrência da Língua em contexto de realização, não se referindo a aspetos específicos do funcionamento da Língua uma vez que estes variam de acordo com a que estiver a ser trabalhada.
  • Trata-se de um nível de “iniciação”, pelo que se destina a adultos que não tenham quaisquer noções estruturadas de uma língua estrangeira.

Conteúdos

  • Competências de interpretação
    • Ouvir/Ver
      • Compreensão de textos simples, breves e claros relacionados com aspetos da vida quotidiana e/ou com as áreas de interesse dos adultos
      • Compreensão das ideias gerais de um texto em língua corrente sobre aspetos relativos aos tempos livres, bem como a temas atuais e assuntos do interesse pessoal e/ou profissional dos adultos, quando o discurso é claro, pausado e adequado ao seu nível linguístico
      • Compreensão do conteúdo informativo simples de material audiovisual (entrevista, conversa telefónica, conversa informal entre pares, outros)
    • Ler
      • Compreensão de textos curtos e simples sobre assuntos do quotidiano, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos
      • Detecção de informação previsível concreta em textos simples de uso comum (conversa telefónica, entrevista, outros)
      • Compreensão de textos simples em língua corrente sobre assuntos do quotidiano e relacionados com as áreas de formação e/ou atividade profissional dos adultos
      • Percepção de acontecimentos relatados, assim como sentimentos e desejos expressos
      • Comunicação em situações do quotidiano implicando troca de informação simples e direta sobre assuntos e atividades correntes, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos
      • Participação em conversações curtas, com recurso a vocabulário circunscrito, sem necessidade de sustentar, aprofundar ou prolongar os diálogos
      • Participação, com preparação prévia, em conversas simples sobre assuntos de interesse pessoal ou geral da actualidade
  • Competências de produção
    • Falar/Escrever
      • Uso de frases simples e curtas para falar da família, dos outros e do seu percurso pessoal, variando o grau de complexidade dos textos de acordo com as competências evidenciadas pelos adultos
      • Produção, simples e breve mas articulada, de enunciados para narrar, descrever, expor informações e pontos de vista
      • Comunicação em situações do quotidiano que exigem apenas troca de informação simples e direta sobre assunto e atividades correntes
      • Participação em conversações curtas, com recurso a vocabulário circunscrito, sem necessidade de sustentar, aprofundar ou prolongar os diálogos
      • Participação, com preparação prévia, em conversas simples sobre assuntos de interesse pessoal ou geral da actualidade
      • Escrita de textos curtos e simples relacionados com aspetos da vida quotidiana
      • Escrita de textos simples e estruturados sobre assuntos conhecidos e do seu interesse
      • Intervir tendo em conta que os percursos individuais são afetados pela posse de diversos recursos, incluindo competências ao nível da cultura, da língua e da comunicação
      • Agir em contextos profissionais, com recurso aos saberes em cultura, língua e comunicação
      • Formular opiniões críticas mobilizando saberes vários e competências culturais, linguísticas e comunicacionais
      • Identificar os principais fatores que influenciam a mudança social, reconhecendo nessa mudança o papel da cultura, da língua e da comunicação

Horário: 2ª a 6ª das 19h as 22h

Investimento*: 200€

Numero mínimo de Formandos: 12
Numero máximo de Formandos: 16

*Formação abrangida pela medida "Cheque Formação"

Ativos empregados

O apoio a atribuir, por trabalhador, considera:

  • a duração máxima de 50 horas de formação, no período de dois anos;
  • um valor/hora de € 4, num montante máximo que poderá atingir os € 175, sendo que o apoio a atribuir não pode exceder 90% do valor total da ação de formação, comprovadamente pago.

Desempregados

Os desempregados que frequentem percursos de formação com uma duração máxima de 150 horas de formação, no período de dois anos, têm direito a um apoio financeiro correspondente ao valor total da ação de formação, comprovadamente pago, até ao montante máximo de € 500. Pode acrescer ao apoio acima mencionado, e em conformidade com o estabelecido na Portaria n.º 60-A/2015, de 2 de marçoa bolsa de formação, o subsídio de refeição e as despesas de transporte, desde que não atribuídos pela entidade formadora.

Mais informação e/ou Candidatura:

INSCRIÇÃO

Para inscrições, "clique" na imagem:

Details

Date:
November 3, 2023
Time:
7:00 pm - 10:00 pm
Event Category: